VISITE O SITE OFICIAL DE NOVA UBIRATÃ-MT

VISITE O SITE OFICIAL DE NOVA UBIRATÃ-MT
CLIQUE NA IMAGEM E VISITE O SITE OFICIAL DE NOVA UBIRATÃ - MT

sexta-feira, 27 de abril de 2012

FORMAÇÃO CONTINUADA...ENSINO DE QUALIDADE!!!



Muitas pesquisas apontam a importância da formação continuada do educador, para que ele desenvolva um ensino de qualidade.  
Comprometida com esses valores, a Secretaria Municipal de Educação de Nova Ubiratã/MT, em parceria com o CEFAPRO/SINOP, faz o acompanhamento do Projeto Sala do Educador, voltado para a formação desses profissionais.

A temática desse ano é ENTRELAÇANDO SABERES, que tecerá perspectivas para a Educação Básica e tem como meta proporcionar reflexões acerca da prática desenvolvida, valorizando os saberes dos educadores.
Nessa perspectiva, as professoras Arlete Tavares Buchardt e Christiane Valéria Zubler do CEFAPRO/SINOP estiveram reunidas com os Coordenadores das escolas municipais, dando continuidade aos trabalhos iniciados no encontro dos professores, ocorrido aqui em Nova Ubiratã no mês de março/2012.

Professores e Coordenadores na  E. M. Entre Rios
As professoras Arlete (CEFAPRO/SINOP)  e Elisabete Würzius (SEMEC/Nova Ubiratã) estiveram no distrito Entre Rios  no dia 25 de março, onde se reuniram com os professores a fim de acompanhar o desenvolvimento da Formação Continuada da Escola Municipal Entre Rios e da Escola Estadual Pedro Barbosa.

Coordenadores na SEMEC/Nova Ubiratã
No dia 26 de março, as coordenadoras do CEFAPRO/SINOP reuniram-se com os coordenadores pedagógicos das escolas municipais e as coordenadoras da SEMEC, Professora Maria Zuleica Volpato Mingonetti e Sandra Mara Pszdzimirski, com o objetivo de refletir sobre a atuação do coordenador pedagógico na formação continuada e analisar o processo de desenvolvimento do Projeto Sala de Educador.

No trabalho em grupo debateram o livro “O Coordenador Pedagógico e a Formação Continuada” da autoria de Ana Archangelo Guimarães e outros autores, da editora Loyola.

As coordenadoras da CEFAPRO/SINOP  encerraram o dia com a seguinte fala:
 “ - Parabenizamos o município de Nova Ubiratã pela parceria estabelecida com o CEFAPRO, através da qual estenderam aos educadores a oportunidade de participarem da formação continuada em serviço. Isso contribuirá para a melhoria da qualidade da educação pública do município”.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

CANTINHO MOTIVACIONAL 7 - O MUNDO REAL

Hoje, não postarei filmes, palestras, não postarei mensagens de famosos palestrantes.
O nosso CANTINHO MOTIVACIONAL entra numa nova fase (agora quinzenal!), mostrando também, exemplos edificantes e maravilhosos de superação, de luta, de sucessos. Enfim, não há motivação maior que ver e reconhecer o sucesso de alguém.
A notícia motivacional de hoje, eu a colhi no portal UOL - EDUCAÇÃO, que pode ser lida na íntegra clicando aqui.
Vejam que exemplo de motivação:
Annie Clark nasceu sem as mãos e ganhou um concurso de caligrafia nos EUA
Uma menina de 7 anos que nasceu sem as mãos ganhou nesta quarta-feira (18) um prêmio de caligrafia nos Estados Unidos. Annie Clark, que estuda em uma escola da região de Pittsburgh, foi a primeira ganhadora da premiação Nicholas Maxim, concedida por uma editora.
Além de escrever, a garota também aprendeu a pintar, desenhar e colorir. Annie também nada, se veste, come e abre latas de refrigerante sozinha. A menina, que também consegue usar o iPod touch e computadores sem ajuda, quer escrever um livro sobre animais no futuro.
Annie foi adotada por Tom e Mary Ellen Clark e tem oito irmãos –cinco deles, adotivos. Ela, assim como os irmãos, são chineses. Quatro dos adotivos têm deficiências que afetam as mãos ou os braços. Outras duas irmãs de Annie, Alyssa, 18, e Abbey, 21, têm síndrome de Down.
Que outra notícia motivacional mais forte que essa eu poderia postar aqui? A motivação é algo que vem de dentro de nós. Nós somos nossa superação, nossa motivação e nossa razão de sucesso ou fracasso.... A escolha depende de nós...
Um abraço forte e motivador da Profa. Maria Zuleica Volpato Mingonetti.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - EDUCAR COM RESPONSABILIDADE E SAÚDE

Ketlyn de Souza Fernandes
                

Hábitos saudáveis devem ser inseridos na alimentação das crianças desde cedo, pois é nesta fase da vida que os pequenos necessitam para seu desenvolvimento, das importantes substâncias (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais) contidas nos alimentos.
     É com este intuito, que a nutricionista Ketlyn de Souza Fernandes,  responsável pelo Programa de Alimentação Escolar da Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã-MT, fez questão de destacar “que o cardápio é construído visando a inserção de hortaliças e verduras na tentativa de melhorar essa alimentação escolar”.
Escola Municipal Profª Vera Lúcia Schmidt
Há muitos alimentos rejeitados pelas crianças, mas a dica é insistir aos poucos e incentivá-las a provar e consumir ao menos uma pequena quantidade. A rejeição acontece, muitas vezes, por elas não conhecerem aquele alimento. Atualmente fazem parte do cardápio escolar, gêneros alimentícios como: carne vermelha, carne suína, frango, arroz, feijão, macarrão, farofa, Proteína Texturizada de Soja, saladas de verduras e legumes, leite, achocolatado, cereais enriquecidos e frutas frescas.
      Alguns alimentos como legumes e verduras são adquiridos dos produtores rurais. Também é oferecido, toda semana, um sachê com mel de abelhas a todas as crianças das escolas públicas do município.Todos os produtos são de excelente qualidade, o que garante a alimentação saudável de todos os alunos de todas as escolas da rede pública municipal.
A nutricionista do município enfatiza que há uma preocupação muito grande em relação à variação do cardápio, de forma que agrade a todos os alunos, evitando desperdício de alimentos. Dessa forma, será realizado um teste de aceitabilidade, com o objetivo de verificar a aceitação do cardápio ofertado, iniciando nas escolas da zona urbana, e logo em seguida nas escolas da zona rural, utilizando métodos orientados pelo PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar.

terça-feira, 17 de abril de 2012

FILMES QUE DIVERTEM E EDUCAM.....

·    Resolvi sugerir alguns filmes sobre educação pra vocês assistirem. Não são filmes antigos, aqueles dos anos 40. A maioria deles é recente e todos os que gostam de filmes, vão gostar, principalmente se são professores ou se pretendem ser. A prática de  levar filmes para a sala de aula é uma ótima estratégia para os professores conseguirem discutir com os alunos temas da atualidade, fatos históricos, drogas, saúde, meio ambiente e outros problemas sociais. Para tanto, o educador deve conhecer o material, garantindo um conhecimento prévio dos mesmos, antes de levá-los para a sala de aula. O bom uso desse material alternativo serve de motivação e de desenvolvimento critico e cultural dos alunos além de complementar a própria formação do professor.
       Obs: Encontrei essas dicas sensacionais pesquisando em sites de filmes na internet e como professor e aprendiz da vida  resolvi compartilhar aqui:


             O pai da noiva I e II (gosto pessoal);
·         Como Estrelas na Terra  (toda criança é especial);
·         O prisioneiro do silêncio (autismo);
·         O Sorriso de Monalisa (educação);
·         O óleo de Lorenzo (deficiência física);
·         Os dois mundos de Charly (deficiência mental);
·         Os melhores dias de nossas vidas (deficiência mental);
·         Perfume de mulher (deficiência visual);
·         Pro dia nascer feliz (documentário sobre a realidade de alunos de classes e cidades diferentes dentro da escola);
·         Procurando Nemo (gosto pessoal);
·         Quem falará por Jonathan (Síndrome de Down)
·         Rain Man (autismo);
·         Residente Evil I, II, III (gosto pessoal);
·         Sociedade dos Poetas Mortos (educação);
·         Testemunha do silêncio (autismo);
·         Top gun (gosto pessoal);
·         Uma janela para o céu (deficiência física);
·         Uma lição de amor (deficiência múltipla);
·         Uma mente brilhante (deficiência mental);
·         Uma viagem Inesperada ( autismo);
·         Van Helsing o caçador de mostros (gosto pessoal);
·         Vem dançar (lição de vida);
·         A era do gelo (todos - gosto pessoal);
·         A força de um campeão (deficiência física);
·         A gangue esta em campo (educacional);
·         A música e o silencio ( deficiência auditiva);
·         A pequena sereia (original- gosto pessoal);
·         Adorável professor ( deficiência auditiva);
·         Amargo regresso (deficiência física);
·         Amy (deficiência múltipla);
·         Ao mestre com carinho (educacional);
·         Bee Movie A história de uma abelha (gosto pessoal);
·         Como se fosse a primeira vez (gosto pessoal);
·         Código para o Inferno (autismo);
·         Do luto a luta (documentário sobre Síndrome de Down);
·         Dois filhos de Francisco (gosto pessoal);
·         Dueo de Titãs ( preconceito racial);
·         Duro de matar (todos- gosto pessoal);
·         Entre os muros da escola (educacional);
·         Escritores da Liberdade (educação);
·         Feliz ano velho (deficiência física);
·         Filhos do Silêncio (deficiência auditiva);
·         Forrest Gump (deficiência mental);
·         Gilbert Grape (deficiência mental);
·         Gênio Indomável (altas habilidades);
·         Irmão urso (gosto pessoal);
·         Jennifer 8 (deficiência visual);
·         Legalmente Loira (determinação);
·         Madagascar (gosto pessoal);
·         Mentes que brilham (Altas Habilidades;);
·         Meu filho meu mundo (autismo)
·         Meu mestre minha vida (lição de vida);
·         Meu pé esquerdo ( deficiência física);
·         Molly Experimentando a vida (autismo);
·         Nascido em quatro de julho (deficiência física);
·         O amor é contagioso - Patch Adams (Lindo! lição de vida, garra, determinação);
·         O clube do Imperador (lição de vida);
·         O oitavo dia (Síndrome de Down).

domingo, 15 de abril de 2012

CANTINHO MOTIVACIONAL 6...... FAÇA DO TEU TRABALHO UMA FESTA!!!

Se você quando vai trabalhar diz:
- Vou para a luta;
- Vou para a guerra;
- Vou para a batalha.
 Se, ao se aprontar  para o dia de trabalho, seu espírito está se preparando para mais um dia de sofrimento, de guerra interior, de tristezas e penas, então, o vídeo abaixo foi feito para você.
É uma ótima mensagem, que te obriga a por o coração no dia a dia... a colocar amor em tudo o que fazes e principalmente, não se deixa abalar pelos bolas murchas que estão ao seu redor.
Pelos abatidos e pelos derrotados que cruzam seu caminho....
Viva a vida... viva seu trabalho.....viva você com toda a plenitude de sua inteligência, de sua saúde, de seu amor pelo trabalho.
Seja feliz.... viva feliz e trabalhe feliz!!!

terça-feira, 10 de abril de 2012

DICA CULTURAL - SCIELO LIVROS

Ótima dica para todos nós que estamos envolvidos na educação.
O blog dá dica cultural maravilhosa:  Um site que nos permite baixar livros de todos os temas relativos à educação profissional e à formação profissional continuada de educadores. 

Clique aqui para ir para o site da Scielo Livros.

Apenas para informação, SCIELO é uma sigla em inglês para "SCIentific Electronic Library Online", que significa Livraria Científica Eletrônica Online.
É, na verdade, um portal educativo-cultural, que apresenta várias editoras, sites de pesquisa, portal da Plataforma Lattes, site da FAPESP e da UNIFESP, enfim, um excepcional arsenal de informações para nós educadores.... tudo isso a um clique e de graça.
O site permite a pesquisa de temas, livros, autores, editores e tudo o mais.
Veja na figura abaixo, em destaque num círculo vermelho,  Coloque o tema a ser pesquisado e clique. É fácil...!!

Página incial do portal da SCIELO BOOKS

Para mostrar a qualidade da informação técnica advinda da SCIELO, o blog já pesquisou um assunto interessante: Educação Infantil!
A pesquisa apresentou o livro: Cadê o brincar? Da educação infantil para o ensino fundamental.

A sinopse é apresentada abaixo:
Fundamentado na perspectiva histórico-cultural, este livro identifica as características do brincar das crianças nas idades de seis e sete anos, período de passagem da Educação infantil para o Ensino Fundamental. Analisa ainda em que circunstâncias os educadores criam espaços para as brincadeiras e como o fazem. Trata-se de um tema de grande atualidade num momento em que as instituições escolares, ao darem prioridade à alfabetização com o uso de materiais apostilados, cada vez mais reduzem os aspectos lúdicos nos processos educativos.
           VALE A PENA LER!!!!  VALE  A PENA CONHECER O SITE DA SCIELO!
            Boa leitura e boa informação !!

PROJETO CIRCO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


No dia 29/03 nas dependências dos CEMEIs Dois Pinheiro e Pequeno Anjo, e em cumprimento ao Projeto Político Pedagógico da Escola, foram realizadas atividades recreativas e diversas brincadeiras, todas relacionadas em comemoração ao Dia do Circo com as crianças e equipe de profissionais de educação das referidas turmas do Maternal I à Pré-escola II, e a presença contagiante da Palhaça Pimpolha.
Crianças do CEMEI Pequeno Anjo brincando durante o "Dia do Circo"

Este por sua vez objetivou inserir a criança em um mundo de magia, alegria e contentamento. Como também a estimulá-las a criatividade e a imaginação; à interação através de brincadeiras; o desenvolvimento da coordenação motora e a movimentação rítmica.
Crianças do CEMEI Dois Pinheiro brincando durante o "Dia do Circo"

Podemos afirmar que, a criança aprende brincando e com certeza brincando ela á feliz e acaba por contagiar todos a sua volta, ressaltaram as Diretoras Dilma Aparecida das Neves, Rosimere Silva e a Coordenadora Cristiane Feijó.

1º ENCONTRO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL



O objetivo principal deste projeto da “Sala de Educador” é criar possibilidades de um caminho que habilite o professor, não somente a estudar, mas também a pesquisar e a conceber-se como profissional capaz de identificar quais objetos são mais necessários e urgentes à realidade de seus alunos e, assim saber refletir para buscar soluções e estratégias de implementá-los em sua prática pedagógica, embasada na Educação Infantil de modo mais resultante, ressalta a Coordenadora do curso Cristiane Feijó.
Os encontros são realizados as quintas-feiras, nas dependências do CEMEI Dois Pinheiro, com as Professoras lotadas de suas funções no CEMEI Dois Pinheiro e CEMEI Pequeno Anjo, perfazendo 03hs por noite, uma vez por semana, o qual será certificado com carga horária de 80hs pela UNEMAT (Universidade Estadual de Mato Grosso), com acompanhamento da Profª Drª Jaqueline Pasuchi.
Este por sua vez possui como critério maior uma formação continuada dos professores, sendo uma estratégia de melhoria da qualidade de ensino; consistindo em estabelecer propostas que contribuam para que o conhecimento seja socializado, da melhor forma possível, num processo de humanização.

ASSEMBLÉIA DE PAIS, PROFESSORES E EQUIPE GESTORA DA ESCOLA



No dia 24/03/12 foi realizada a 1ª. Assembléia de Pais, Professores, e Equipe Gestora do CEMEI Pequeno Anjo, para deliberar sobre assuntos inerentes ao bom desenvolvimento escolar.  Para tanto e contando com uma participação relevante da comunidade escolar, aDiretora Rosimere da Silva e a Coord. Pedagógica Cristiane Feijó enfatizaram que este acontecimento serviria para proporcionar momentos de integração entre família e escola, uniformizando linguagens, criando um ambiente facilitador para o desenvolvimento pleno de nossas crianças, considerando seu desempenho somático, como o afetivo-emociona- cognitivo, e a família se sinta parte integrante do processo escolar.
A assembleia teve a seguinte  pauta:
·         Apresentação da Equipe de Professores das turmas do Maternal I e II, Pré-escola I e II;
·        Sugestões com relação ao uniforme escolar das crianças;
·         Apreciação do Projeto Político Pedagógico da Escola;
·         Funcionamento da Escola dentro dos Parâmetros Educacionais da Educação Infantil.

Além da pauta acima citada, a Diretora e a Coord. Pedagógica ressaltaram que a família e a escola são parceiros fundamentais no desenvolvimento de ações que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças, formando uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir; e que a escola é um ambiente democrático e facilitador de conhecimentos.









domingo, 8 de abril de 2012

CANTINHO MOTIVACIONAL 5 - ACREDITE EM VOCÊ!



NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS
Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, inclusive  dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos negócios, empenha as jóias da própria esposa. Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido.   O homem desiste? Não!
 Volta a escola por mais dois anos, sendo vítima da maior gozação dos seus colegas e de alguns professores que o tachavam de “visionário”. O homem fica chateado? Não! 
Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele. Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída. O homem se desespera e desiste? Não!  Reconstrói sua fábrica, mas, um terremoto novamente a arrasa. Essa é a gota d’água e o homem desiste? Não!
Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família Ele entra em pânico e desiste? Não!
Encurtando a história: hoje a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro.  Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.
Portanto, se você adquiriu a mania de viver reclamando, pare com isso! O que sabemos é uma gota d’água. O que ignoramos é um oceano. Lembre-se, nosso dia não se acaba ao anoitecer e sim começa sempre amanhã, não se desanime, vamos acordar todo dia como se tivéssemos descobrindo um mundo novo.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

SITES QUE DIVERTEM . . . E ENSINAM!


  Uma das vertentes da educação são os jogos, as brincadeiras, os cantares, as diversões em grupo. Os jogos digitais (jogos de computador, vídeo-game, gameboy, celular, etc.) são fonte de entusiasmo e energia entre as crianças, adolescentes e até mesmo de adultos. Nesses sites, a lista é grande e muito variada.... vale a pena visitar cada um e tirar ideias, canções, parlendas, histórias, tudo para cativar o seu público.. Educar e divertir-se... Não há coisa mais gostosa... Entre. . . é só um clique!