VISITE O SITE OFICIAL DE NOVA UBIRATÃ-MT

VISITE O SITE OFICIAL DE NOVA UBIRATÃ-MT
CLIQUE NA IMAGEM E VISITE O SITE OFICIAL DE NOVA UBIRATÃ - MT

quarta-feira, 18 de abril de 2012

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - EDUCAR COM RESPONSABILIDADE E SAÚDE

Ketlyn de Souza Fernandes
                

Hábitos saudáveis devem ser inseridos na alimentação das crianças desde cedo, pois é nesta fase da vida que os pequenos necessitam para seu desenvolvimento, das importantes substâncias (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais) contidas nos alimentos.
     É com este intuito, que a nutricionista Ketlyn de Souza Fernandes,  responsável pelo Programa de Alimentação Escolar da Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã-MT, fez questão de destacar “que o cardápio é construído visando a inserção de hortaliças e verduras na tentativa de melhorar essa alimentação escolar”.
Escola Municipal Profª Vera Lúcia Schmidt
Há muitos alimentos rejeitados pelas crianças, mas a dica é insistir aos poucos e incentivá-las a provar e consumir ao menos uma pequena quantidade. A rejeição acontece, muitas vezes, por elas não conhecerem aquele alimento. Atualmente fazem parte do cardápio escolar, gêneros alimentícios como: carne vermelha, carne suína, frango, arroz, feijão, macarrão, farofa, Proteína Texturizada de Soja, saladas de verduras e legumes, leite, achocolatado, cereais enriquecidos e frutas frescas.
      Alguns alimentos como legumes e verduras são adquiridos dos produtores rurais. Também é oferecido, toda semana, um sachê com mel de abelhas a todas as crianças das escolas públicas do município.Todos os produtos são de excelente qualidade, o que garante a alimentação saudável de todos os alunos de todas as escolas da rede pública municipal.
A nutricionista do município enfatiza que há uma preocupação muito grande em relação à variação do cardápio, de forma que agrade a todos os alunos, evitando desperdício de alimentos. Dessa forma, será realizado um teste de aceitabilidade, com o objetivo de verificar a aceitação do cardápio ofertado, iniciando nas escolas da zona urbana, e logo em seguida nas escolas da zona rural, utilizando métodos orientados pelo PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário