Nesta terça-feira (14), o MEC divulgou o "boletim" da educação brasileira. O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2011 é calculado com base no conhecimento dos alunos (Prova Brasil) e na taxa de aprovação. A rede municipal de educação de Nova Ubiratã obteve em 2011 notas de 4,8 pontos, um crescimento de 14% em relação aos números de 2009. Este índice fica bem acima do Ideb de 4,2 projetado para 2011 e, até mesmo, acima dos 4,7 previstos para 2015. “São dados que temos que comemorar”, comenta a secretária municipal de Educação, Rosemeri Grenzel Maraskim, que enaltece o trabalho de todos os servidores da rede municipal de ensino. Ela acrescenta que a secretaria municipal trabalha com reforço escolar e procura ter a família sempre perto da escola. “Estamos muito felizes por ter atingido nosso objetivo. Trabalhamos para ficar acima da meta no Ideb”, conta. Para Resemeri, os resultados apresentados demonstram o empenho e a dedicação dos profissionais da educação e os investimentos da gestão na área educacional, em busca de um ensino de excelência e parabeniza a todos os professores e crianças que, pelo trabalho e comprometimento, elevaram o Ideb do município. Isto significa que temos professores e gestores capazes e que todas nossas crianças podem aprender. Aprendem quando são ensinadas, quando estudam e quando são orientadas a sistematizar o conhecimento. O prefeito Osmar Rossetto ressalta que a educação é primordial para o desenvolvimento do município, o que leva a Prefeitura a priorizar os investimentos no setor, e destaca "Sempre entendi que os gastos com Educação são um investimento e não uma despesa. E o retorno é esse que estamos tendo na rede de ensino do nosso município". O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
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