ESTE BLOG É UMA PROVA DE AMOR AO MUNICÍPIO DE NOVA UBIRATÃ - MT. A TODOS OS FILHOS E APAIXONADOS POR ESSA CIDADE MARAVILHOSA, COMO O CORAÇÃO DE SUA GENTE. A TODOS QUE AQUI CONSTRÓEM SUAS VIDAS E CONSTRUÍRAM SUA HISTÓRIA. A EDUCAÇÃO EM NOVA UBIRATÃ É TRATADA COM SERIEDADE, RESPEITO AO BEM PÚBLICO E AMOR, POIS É ISSO QUE DEFINE A EDUCAÇÃO. EDUCAR É UM ATO DE AMOR.
terça-feira, 27 de março de 2012
segunda-feira, 26 de março de 2012
PESQUISA SAÚDE NA ESCOLA
O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, vai realizar até junho a segunda edição da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar - PeNSE.
A intenção é subsidiar o Sistema de vigilância de Fatores de Risco e Proteção à Saúde em Escolas do Brasil, atualizar os dados de prevalência e distribuição dos fatores de risco e proteção à saúde em estudantes, de acordo com as seguintes características: alimentação, atividade física, consumo de álcool, tabaco, drogas, sexualidade, violência, entre outros.
A pesquisa será feita por técnicos do IBGE com alunos do 9º ano de escolas públicas e privadas localizadas nas zonas rurais e urbanas, selecionadas por meio de metodologia de amostragem elaborada pelo IBGE. No nosso caso, de escolas públicas, todas já foram escolhidas e os nomes estão na tabela.
Em Nova Ubiratã foram três as escolas selecionadas, a saber:
Duas escolas na zona rural: A Escola Municipal Entre Rios e a Escola Municipal Água Limpa;
Uma escola na zona urbana: A Escola Municipal Tancredo Neves.
A participação dos alunos é voluntária e ele não será identificado no resultado final da pesquisa, assim como a escola também ficará no anonimato.
Em Nova Ubiratã foram três as escolas selecionadas, a saber:
Duas escolas na zona rural: A Escola Municipal Entre Rios e a Escola Municipal Água Limpa;
Uma escola na zona urbana: A Escola Municipal Tancredo Neves.
A participação dos alunos é voluntária e ele não será identificado no resultado final da pesquisa, assim como a escola também ficará no anonimato.
Levando-se em consideração a importância da pesquisa, pedimos a todos os Dirigentes Municipais de Educação dos municípios e escolas listados no arquivo em anexo que alertem os diretores escolares quanto ao trabalho dos funcionários do IBGE.
A última pesquisa foi feita em 2009, com 1.453 escolas nos 26 estados do país, além do Distrito Federal. O resultado pode ser vista nesse endereço:http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/pense
domingo, 25 de março de 2012
CANTINHO MOTIVACIONAL 3
O VÍDEO MOTIVACIONAL DESSA SEMANA É SIMPLESMENTE SENSACIONAL! CLIQUE AQUI E ASSISTA-O! VALE A PENA VER UM ESPETÁCULO DESLUMBRANTE DE TRABALHO EM EQUIPE!
Veja que na história da Humanidade, nunca se enfatizou tanto a importância do trabalho em equipe como nos dias atuais. Não é outra a razão que leva um empresário a investir em cursos de burilamento para consolidar equipes eficientes e bem preparadas.Todavia, para que haja um bom resultado no trabalho de equipe, é preciso mudanças na intimidade do indivíduo que a compõe, de modo a melhorar a sua atuação, já que a equipe é o resultado da soma das características de cada um dos seus membros.
Veja que na história da Humanidade, nunca se enfatizou tanto a importância do trabalho em equipe como nos dias atuais. Não é outra a razão que leva um empresário a investir em cursos de burilamento para consolidar equipes eficientes e bem preparadas.Todavia, para que haja um bom resultado no trabalho de equipe, é preciso mudanças na intimidade do indivíduo que a compõe, de modo a melhorar a sua atuação, já que a equipe é o resultado da soma das características de cada um dos seus membros.
Assim sendo, cabe a cada criatura, a busca do
aperfeiçoamento individual, investindo em si mesmo para que possa ser um
elemento útil no conjunto. Hoje em dia, entretanto, não basta ser um membro eficaz, é
preciso ser um membro eficaz dentro da equipe.
Em outras palavras, é preciso que se leve em conta os objetivos
comuns do conjunto.
A vida em sociedade é Lei Divina. É por essa razão que
até os animais buscam agregar-se para atingir os objetivos de sobrevivência.
Geralmente, caçam em bandos, voam em bandos, organizam verdadeiras colônias,
onde cada um exerce função específica dentro das necessidades comuns.
terça-feira, 20 de março de 2012
OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA 2012
Lançada nesta segunda-feira, 19 de março de 2012, a 3ª edição do Projeto Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), que tem como objetivo a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Junto ao lançamento, iniciou-se o processo de adesão das redes de ensino, que esse ano será por meio da rede mundial de computadores – internet.
De acordo com as orientações projeto, qualquer professor de língua portuguesa de escola pública pode participar. A SEMEC/Nova Ubiratã já fez a adesão inicial, primeiro passo para que os seus professores possam cadastrar seus currículos na página da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro, clicando aqui. Para a competição de redação é proposto um gênero literário apropriado para cada etapa da educação básica.
segunda-feira, 19 de março de 2012
GESTORES : UM MOMENTO FORMATIVO.
Na tarde do
dia 16 de março de 2012, os Gestores Municipais e Estaduais se reuniram para
estudos pertinentes às suas funções, destacando a coordenação pedagógica da
Escola e do Projeto Sala do Educador. A Sala do Educador é uma das ações da Secretaria
Municipal de Educação, que emerge da política educacional do Estado, na
perspectiva de busca de uma profissionalização que possibilite condições
acadêmicas e políticas para a constituição de um corpo docente mais qualificado
e permanente.
A Gestão
Municipal e Estadual constituíram parcerias visando propiciar momentos
formativos como o que foi organizado pela SEMEC de Nova Ubiratã e
CEFAPRO/SEDUC.
Finalizando,
o evento destacou a preocupação dos gestores em estender a todos os
profissionais da educação em Nova Ubiratã, a Formação Continuada que lhes dê
amparo em sua prática pedagógica, o que irá, certamente, repercutir no processo
ensino-aprendizagem dos educandos.
O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM DESTAQUE
No dia 16 de março, pela manhã, o grupo teve a oportunidade de debater a avaliação formativa, processual e contínua, adotada pelo ensino contemporâneo. Em seguida introduziu-se o planejamento por área de conhecimento embasado nas OC’s (Orientações Curriculares) do Estado de Mato Grosso.
No restante do dia, os educadores tiveram oportunidades de aprimorar seus conhecimentos nas áreas de:
· ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO;
· CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS;
· CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS e
· LINGUAGENS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM DESTAQUE
No dia 15, quinta feira pela manhã, o tema foi “Políticas Públicas e a Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana no Estado de Mato Grosso”.
Em seguida foi abordada a Formação Continuada dos Professores, destacando a necessidade do estudo contínuo e permanente por parte dos profissionais da educação.
À tarde, o grupo teve a oportunidade de dialogar sobre as Políticas Públicas para a EJA (Educação para Jovens e Adultos) e a especificidade metodológica e de aprendizado desse grupo. Foi abordada, também, a modalidade da Educação do Campo discorrendo sobre o processo histórico do campo, os princípios filosóficos legais que o amparam, destacandoa necessidade de um currículo voltado para o contexto sociocultural campesino.
A EDUCAÇÃO INFANTIL EM DESTAQUE
No dia 15 de março de 2012, os Educadores da Educação Infantil receberam excepcional orientação da Profa. Dra. Jaqueline Pasuchi, que conduziu o estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil foram homologadas em 17 de dezembro de 2009, após um processo democrático que envolveu audiências públicas em diferentes cidades do Brasil, incluindo o Estado de Mato Grosso.
Por isso, é imprescindível que os educadores que estão atuando na Educação Infantil conheçam essas diretrizes, pois são os princípios ali expostos, que regem a educação infantil em nosso país. A Profa. Dra. Jaqueline Pasuchi planejou juntamente com os educadores o formato da Formação Continuada e a necessidade dos educadores em buscar aprimorar seus conhecimentos.
NOSSO EVENTO DIA A DIA – A ABERTURA
O ENCONTRO DOS EDUCADORES DE NOVA UBIRATÃ – ENTRELAÇANDO SABERES foi um evento marcante, que discutiu a educação em vários níveis e temáticas.
Na noite do dia 14 de março de 2012, a abertura do evento contou com a presença de autoridades, palestrantes, professores, diretores e coordenadores.
O Departamento de Cultura da SEMEC, com a direção do Instrutor Musical Nestor Nogueira, deu o tom artístico ao evento, com a apresentação do Grupo Teatral Cromossomos Comed’s da Escola Estadual 19 de Dezembro com a peça “Deu a Louca no Mundo da Fantasia” e jovens artistas apresentando duas canções, mostrando a cultura e arte de Nova Ubiratã. As fotos mostram o envolvimento e a animação dos artistas mirins e dos participantes do evento...
Nota 100 a todos!!!
domingo, 18 de março de 2012
CANTINHO MOTIVACIONAL 2
Nosso compromisso... lembram-se? Vamos, sempre, iniciar nossa semana com uma mensagem de força, de fé na nossa profissão (que é muito mais que uma profissão)... Acabamos de sair de um evento de reconstrução de nossas carreiras, de nossa visão do mundo da educação e do nosso papel como ator fundamental de transformação de nosso País, nosso Estado, nosso Município e nossa gente.... É isso que precisamos... fé em nosso trabalho e em nós mesmos!
Nós é que colocamos a EDUCAÇÃO em ação como diz nosso blog...
Nós é que colocamos a EDUCAÇÃO em ação como diz nosso blog...
Ouça a mensagem, leia, reflita e transformemos nossas vidas....Boa semana a todas e a todos os EDUCADORES!
terça-feira, 13 de março de 2012
UM EVENTO... UMA GRANDE CONQUISTA...
A SEMEC -Secretaria Municipal de Educação em parceria com o CEFAPRO- Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica /Sinop, realiza nos dias 14 a 16 de março, um encontro com os educadores da rede pública municipal de Nova Ubiratã, marcando o inicio da Formação continuada dos professores da rede pública.
O Projeto Formação Continuada foi implantado em 2008, e a partir de março de 2012, redefinido como Sala de Educador, vem fortalecer a proposta de formação continuada dos profissionais da educação do Município de Nova Ubiratã, criando grupos de estudos que discutem as temáticas de sua realidade. Atualmente, participam todos os professores da rede, nas Unidades Escolares.
Este ano o evento denominado ENTRELAÇANDO SABERES terá a seguinte programação:
PARTICIPANTES:
Diretores, Coordenadores e Professores.
OBJETIVO:
O Encontro tem o objetivo de reunir todos os Educadores da rede pública de Nova Ubiratã com o intuito de fortalecer a escola como lócus de formação continuada por meio de organização de grupos de estudos que priorizem o comprometimento do coletivo da escola com a melhoria da aprendizagem dos que nela estão.
PROGRAMAÇÃO
14/03/2012 - NOTURNO
LOCAL: Câmara Municipal
18:30 - Credenciamento
19:30 - Abertura oficial do Evento - Secretária Municipal
Apresentações Culturais
Apresentação dos Professores Formadores e Considerações Sobre Formação Continuada
EDUCAÇÃO INFANTIL:
DIAS: 15 e 16 de Março
Professora Dra. Jaqueline Pasuchi
LOCAL: CEMEI Dois Pinheiro
HORÁRIO: 07:00h as 11:00h/13:00h as 17:00h
15/03 - MATUTINO
LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL
Políticas Educacionais: A Escola Organizada em Ciclos de Formação Humana no Estado de Mato Grosso e sua relação com o Ensino Fundamental de 9 anos implantado pelo Ministério da Educação.
Reflexões acerca de suas organizações curriculares.
Professora Christiane Valeria Costetti dos Santos Zubler - Especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na modalidade EJA, pelo IFMT.
Professora Sara Cristina Gomes Pereira - Mestranda em Psicanálise, Educação e Sociedade pelo INSET
15/03 - VESPERTINO
EJA – Educação de Jovens e Adultos - Na perspectiva das Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso. Uma abordagem do Plano Nacional de Educação e a Formação Docente.
Professor: Ernandes Lopes Cervantes - Especialista em Educação Matemática e Psicopedagogia Instucional e Clínica pelo ICE
EDUCAÇÃO DO CAMPO: Contextualização, Concepções, Problemas e Perspectivas da Educação do Campo no Brasil.
Professora - Arlete Buchardt - Mestre em Crítica Textual pela UFBA.
16/03 – MATUTINO (7 às 9h)
Avaliação Formativa
Conceito e Reflexões. Fortalecendo as Práticas Educativas
Professora Christiane Valeria Costetti dos Santos Zubler e Sara Cristina Gomes Pereira
Orientações Curriculares e o Trabalho Docente por área do conhecimento: Um Breve Diálogo
Professor Reginaldo Viera da Costa - Mestre em Ciências Ambientais pela UNEMAT
GRUPOS DE TRABALHO:
ALFABETIZAÇÃO
Alfabetização e Letramento;
Psicogênese da escrita/hipóteses de escrita;
Paradigma dos Métodos de Alfabetização;
Eixos e Capacidades para a Alfabetização;
Professora Rozilene da Costa Batista - Especialista em Educação Infantil e Especial pela UNISELVI
CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
Caracterização da área;
Estudo das capacidades e descritores;
Possibilidades do planejamento coletivo.
Professores: Reginaldo Viera da Costa e Ernandes Lopes Cervantes
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
Caracterização da área;
Metodologias e oficina sobre capacidades.
Professor Josemar Lorenzetti - Mestre em Ciências Sociais pela UNISINOS
Professor Antônio Ramos de Faria - Especialista em Desenvolvimento Sustentável em Flores pela UFLA
LINGUAGENS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
Caracterização da área;
Metodologias e planejamento baseado no estudo das capacidades e descritores.
Professora Márcia Weber - Especialista em Psicopedagogia pela FASIP
Professora Sara Cristina Gomes Pereira
ENCONTRO COM OS GESTORES
Formação continuada e o Projeto Sala do Educador.
Professoras Arlete Buchardt e Christiane Valeria Costetti dos Santos Zubler
segunda-feira, 12 de março de 2012
ESCOLA PROFESSORA VERA LÚCIA SCHMIDT
A Escola Municipal Professora Vera Lúcia Schmidt é outra importante unidade escolar de Nova Ubiratã-MT. Está situada no Distrito Piratininga, a 90 Km da sede do nosso município.
Ela iniciou suas atividades em 03/03/1997, e atualmente, conta com a seguinte equipe diretiva:
· Diretora: Professora Inês Ballin;
· Coordenadora Pedagógica: Professora Marlice Schuster, e;
· Articuladora: Professora Gilberleide Marchioro.
A escola conta, para seu atendimento multiseriado, com excepcional equipe de apoio de mais 19 funcionários, sendo:
· 10 professores;
· 1 secretária;
· 3 motoristas;
· 3 zeladoras;
· 1 auxiliar e;
· 1 vigia.
Essa equipe de 22 funcionários atende 320 alunos, a saber:
· 240 alunos matriculados no período matutino;
· 80 alunos matriculados no período noturno, onde funciona a sala anexa da Escola Estadual 19 de Dezembro.
A escola tem uma importância ímpar em nossa comunidade.
Ela é essencial para a boa formação do ser humano, pois proporciona uma educação de qualidade dentro do processo de ensino-aprendizagem, visando o aprimoramento da pessoa humana, do educando em sua formação ética, bem como suas competências e habilidades.
domingo, 11 de março de 2012
CANTINHO MOTIVACIONAL 1
O blog passa, semanalmente, a apresentar aos colegas professores, professoras e educadores em geral, uma atividade motivacional. O objetivo é reforçar o aprendizado contínuo, na tentativa de melhorar o clima organizacional de nossas escolas e de nossa equipe como um todo. Aproveitem, pensem, reflitam, sejam bem vindos a esse espaço de aprendizagem e de convivência. Cresçamos, aprendamos, cada dia mais, para que sejamos bons ensinantes!!! E ouçam o Prof. Cortella numa dica sensacional... motivação para aprender e humildade....... Boa semana a todos!!
sexta-feira, 9 de março de 2012
ENCONTRO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE NOVA UBIRATÃ
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com os Formadores/as do CEFAPRO de Sinop, realiza um encontro com os Professores da Rede Pública de Nova Ubiratã nos dias 14, 15 e 16 de março de 2012 em Nova Ubiratã/MT.
A abertura do
Encontro será no dia 14 de março as 19:00 horas na Câmara Municipal, situada à Avenida
Getúlio Vargas, 110. Nos dias 15 e 16 as atividades serão desenvolvidas na Escola
Estadual 19 de Dezembro.
O Encontro tem o
objetivo de reunir todos os professores da rede pública de Nova Ubiratã, com o
intuito de fortalecer a escola como “lócus” de formação continuada por meio de
organização de grupos de estudos que priorizem o comprometimento do coletivo da
escola, aperfeiçoando o processo de aprendizagem dos atores da educação.
Aviso importante aos participantes:
Pedimos aos
participantes vindos dos distritos para que cheguem em Nova Ubiratã no dia
14/03/2012 (quarta-feira) a partir das 17:00 horas, já que o evento inicia-se, no mesmo dia, com a seguinte
pré-programação:
- 18:30 horas:
Credenciamento dos participantes;
- 19:00 horas: Abertura oficial do evento, pela Secretária Municipal de Educação, Profa. Rosemeri Grenzel Maraskin
O alojamento e as
refeições (café da manhã, almoço e jantar) serão na Escola Municipal Tancredo
Neves.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FAZ ADESÃO AO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
O Programa Mais Educação instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e pelo Decreto n° 7.083, de 27 de janeiro de 2010, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
Conforme o Decreto n° 7.083/2010, os princípios da Educação Integral são traduzidos pela compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária, e como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade republicana e democrática.
Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada a vida e ao universo de interesses e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens.
A Semec fez adesão ao Programa mais Educação. Quatro escolas foram selecionadas:
· Escola Municipal 13 de Maio;
· Escola Municipal Getúlio Vargas;
· Escola Municipal Entre Rios, e;
· Escola Municipal Água Limpa.
Essas escolas estão sendo cadastradas e já aguardam os recursos do Governo Federal para que possam iniciar seus projetos de educação integral
Assinar:
Postagens (Atom)