O Programa Mais Educação instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e pelo Decreto n° 7.083, de 27 de janeiro de 2010, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
Conforme o Decreto n° 7.083/2010, os princípios da Educação Integral são traduzidos pela compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária, e como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade republicana e democrática.
Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada a vida e ao universo de interesses e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens.
A Semec fez adesão ao Programa mais Educação. Quatro escolas foram selecionadas:
· Escola Municipal 13 de Maio;
· Escola Municipal Getúlio Vargas;
· Escola Municipal Entre Rios, e;
· Escola Municipal Água Limpa.
Essas escolas estão sendo cadastradas e já aguardam os recursos do Governo Federal para que possam iniciar seus projetos de educação integral
Demorou... mas finalmente um dos grandes anseios da comunidade está prestes a se tornar realidade, educação em tempo integral. Deus abençoe os parceiros que fazem essas coisas acontecerem de verdade no Brasil. Tomara que isso não demore, e que os nossos outros anseios possam se realizar tb (quadra, informatica, telecentro...)Boa sorte pra todos nós!!!!!
ResponderExcluir